Lista de transmissão de sucesso no WhatsApp, para perfis políticos ou não, depende de estratégia, planejamento e organização. Quer criar a sua, mas não sabe por onde começar? Então esse texto é pra você.
Cada vez mais é preciso que você desenvolva estratégias para aumentar o ponto de contato da sua imagem política com as pessoas (quer você chame de cidadãos ou futuros eleitores). Ficar somente nas redes sociais limita muito a entrega do seu conteúdo e o desenvolvimento de uma maior conexão, por isso é importante que você considere trabalhar o fortalecimento dos seus canais próprios, e um deles é a sua lista de transmissão no WhatsApp mas não estamos falando de uma lista qualquer e sim de uma lista de transmissão de sucesso no WhatsApp!.
Há algum tempo, fiz uma live no Instagram a estrategista Gisele Meter onde conversamos sobre o que é necessário para você ter uma lista de transmissão de sucesso no WhatsApp. São três fatores essenciais para se ter sucesso no WhatsApp. Mas o que significa Plaeco?
PLAECO é a junção das sílabas iniciais desses três itens: PLAnejamento, Estratégia e COnteúdo. É você ter a consciência de que para criar uma lista de transmissão de sucesso no WhatsApp, você precisa trabalhar esses três fatores em conjunto.
E como eu disse no começo desse texto, está cada vez mais difícil, trabalhar conteúdos orgânicos para que ele seja entregue para todas as pessoas que te seguem, por isso acredito que uma das funções mais estratégicas de uma rede social é você ter a possibilidade de levar pessoas que estão nessas redes, para os seus canais próprios.
Por isso é preciso que vez mais você tenha consciência de que, as redes sociais são uma grande praça pública, onde as pessoas transitam o tempo todo sem muito compromisso, elas entram e saem, ou podem estar lá para passar o tempo, já a sua lista de transmissão é como se fosse uma sala de estar, onde você tem um contato mais direto com a pessoa, e onde você sabe também que a sua mensagem tem maior probabilidade de ser entregue, por isso é muito importante considerar ter uma lista de transmissão em sua estratégia de comunicação política.
Mas de nada adianta tirar as pessoas da praça pública e levar para a sala de estar, se você não senta no sofá para tomar um cafezinho, ou seja, se você não gera conversa com essas pessoas.
Sabendo que as redes sociais são uma grande praça pública e a lista de transmissão no WhatsApp a sala de estar é fundamental que você saiba de alguns elementos que farão total diferença no sucesso de sua lista, confira:
Reforce para que as pessoas salvem o seu número: Quando as pessoas solicitarem para entrar em sua lista de transmissão é necessário que você garanta que ela salvou o seu contato, não adianta a pessoa pedir para participar e você a colocar, se o seu número não estiver salvo no celular dela, por isso reforce para que isso seja feito. Você pode fazer isso com um pequeno texto, ou ainda enviando um pequeno áudio para lembra-la. Como você vai fazer isso, não importa, o importante é que você não deixe de fazer porque é um passo muito importante para a sua mensagem ser ou não recebida com sucesso.
Defina como vai segmentar as suas listas: Outra dica que vai te ajudar a ter uma lista de transmissão de sucesso no WhatsApp é saber como vai segmentar, você pode criar listas por interesses gênero, bairro, cidade, etc. Mas é muito importante que você saiba como vai segmentar para poder criar conteúdo interessante para as pessoas. Vamos supor que você faz parte da comunicação de um deputado e começa enviar notícias de uma de suas cidades base, mas que não é a sua, se você fizer isso com frequência, as pessoas vão se desinteressar e pedir para sair da sua lista. Por isso antes de começar a criar, saiba como você vai segmentar para enviar somente aquilo que interessa, para quem realmente interessa.
Saiba qual será a periodicidade da sua lista: A periodicidade é um outro fator que tem que ficar muito bem alinhado. Por isso a Estratégia e o Planejamento precisam ser bem definidos antes, para que a sua comunicação flua. Saber se você vai enviar conteúdos toda semana, a cada quinze dias ou com outra frequência ajuda você a se programar para a produção de conteúdo, evitando furar com o seu planejamento e ainda manter uma constância que te traga resultados (e o que estamos falando aqui é de conexão e relacionamento mais fortalecido).
Pense nos horários de envio: Você não precisa definir um horário exato para o envio da sua lista, mas é importante saber mais ou menos quais seriam os melhores horários para que você possa enviar o seu conteúdo. E para definir isso, pense no comportamento das pessoas. Será que elas gostariam de receber um conteúdo muito cedo ou muito tarde? Ou ainda, se receberem vão interagir com o conteúdo? Será que você teria tempo hábil e disposição para responder as pessoas fora do horário comercial? Saber qual é o horário também ajuda a cuidar da sua lista e não fazer com que as pessoas se sintam abandonadas apenas recebendo conteúdo. Lembre sempre: Comunicação é via de mão dupla.
O que sugiro que você faça é definir um horário por volta das 10 horas da manhã, pois, é um horário não invasivo e permite que você tenha uma boa parte do dia para fazer a gestão de resposta da sua lista, caso seja necessário.
Diversifique formatos: Agora que você já sabe os passos essenciais para ter uma lista de transmissão de sucesso, é hora de pensar nos formatos. Não fique preso somente a envio de textos ou links das suas redes sociais. Pense em diversos outros formatos que potencializem o conteúdo que você quer enviar, reforçando a sua mensagem política.
Não esqueça de ajustar as configurações deixando espaços entre os textos para dar um respiro. Usar emojis também pode dar a leveza necessária que esse tipo de comunicação necessita.
Grave áudios: Outra dica bacana é enviar áudios, mas não faça aqueles encaminhados. Para o conteúdo ficar ainda mais nativo, grave diretamente do celular que vai ser enviado esse áudio.
Como cada pessoa recebe a mensagem de forma individual, a probabilidade de que elas ouçam é grande, então aproveita para falar como se realmente estivesse conversando com a pessoa, se quiser ao final desse áudio peça a opinião delas ou faça outra pergunta que promova interação.
Não deixe de lado o status do WhatsApp: Essa é outra dica de ouro! Muita gente utiliza o status do WhatsApp (que é como se fosse um story), para deixar a sua mensagem de forma não invasiva. E acredite, muita gente olha status do Whats, por isso vale a pena apostar. Mas lembre, o status do WhatsApp não é segmentado, então você deve pensar em criar conteúdos para esse status de forma que seja interessante para todas as pessoas das suas listas.
E agora que você já sabe quais são os elementos essenciais para criar uma lista de transmissão de sucesso no WhatsApp, que tal criar ou organizar as estratégias da sua?
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Texto escrito e publicado no blog da Estratégia Parlamentar
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