Nunca se falou tanto do potencial comunicativo e de relacionamento do WhatsApp como nos três dias da 8ª edição do RD Summit 2022. Ao participar pela primeira vez do maior evento de Marketing e Vendas da América Latina fiquei realizado ao testemunhar a abordagem do tema, seja em algumas palestras, como ver o espaço de destaque na feira de negócios, com o estande de muitas empresas da área. Sem dúvida, o WhatsApp foi uma das principais atrações da “Disneylândia” do marketing.
Ao viver essa experiência e perceber a relevância que o assunto ganhou, confesso fiquei emocionado ao relembrar da minha trajetória profissional, quando lá em 2016, comecei a estudar a comunicação pelo WhatsApp, passei a escrever artigos com reflexões sobre a temática ( o primeiro foi em 2017 – todos os artigos podem ser lidos aqui - https://www.jpdowhats.com.br/blog ) e quando, a partir de 2019, comecei a fazer palestras (em três anos já foram mais de 50 entre presenciais e on-line) sobre o uso estratégico do aplicativo mais popular do Brasil.
Logo na abertura o CEO da RD Station, Eric Santos, anunciou o foco da empresa em conversational, mais precisamente no desenvolvimento e integração de funcionalidades do WhatsApp para seus produtos. A expectativa é de que as novas soluções melhorem o relacionamento das empresas aderentes ao sistema com seus clientes. Isso é algo cada vez mais importante e fundamental para garantir boas vendas.
A notícia da parceria com a empresa Meta (ex-Facebook) foi uma das que mais repercutiu entre o público presente e na imprensa. As duas novas soluções anunciadas prometem agilizar e humanizar o relacionamento com a clientela. Isso requer algo que falo muito: Planejamento, Estratégias e bom conteúdo. Saiba mais sobre as novidades .
“Junto com a Meta vamos ajudar as empresas a mostrar como usar corretamente o WhatsApp como ferramenta de comunicação com o cliente”, disse o CEO.
Ouvir isso soou como música para meus ouvidos. Isso pode transformar a vida dos mais de 5 milhões de empreendedores no Brasil que usam o WhatsApp diariamente em seus negócios. Inclusive, contribuir para que pequenos e médios comerciantes, lojistas, vendedores e profissionais liberais usem o WhatsApp estrategicamente é um dos meus maios propósitos e missões em 2023.
Com 165 milhões de usuários ativos no Brasil, o mensageiro é o aplicativo de mensagens mais utilizado no país.
Guilherme Horn, head do WhatsApp no Brasil, também participou do evento e falou sobre a cultura conversacional do Brasil. Algumas reflexões compartilhadas por ele: - A mensageria trouxe a humanização de volta;
- O consumidor brasileiro aderiu ao WhatsApp como nenhum outro no mundo;
- A mensageria é a nova forma de se relacionar com os clientes;
- O envio de mensagens com muita frequência fará com que as pessoas considerem spam e tornarão seu conteúdo menos relevante;
Muito do que foi falado no RD, reforça que a atual maneira de fazer negócios passa pela comunicação e troca de mensagens no processo de interação entre consumidores e marcas. Um estudo recente da Kantar encomendado pela Meta revelou que 82% dos brasileiros desejam se comunicar com empresas da mesma forma que falam com amigos e 75% dizem que são mais propensos a comprar por meio de mensageria.
Algumas coisas que digo em minhas palestras foram faladas no RD e faço questão de compartilhar:
- WhatsApp é o maior canal de vendas do planeta neste momento e quem não adotar funis de WhatsApp está fora do mercado;
- O novo caminho das vendas on-line é a conversação via chatbots combinado com humanização, sempre colocando um humano em pronto atendimento para conversar com o cliente quando ele assim desejar;
- Conversação vem antes da Conversão;
- Toda conversão é antes uma conversa e começa com o relacionamento;
- É preciso entender as dores, necessidades e desejos dos clientes;
- Experiência é o novo campo de batalha da diferenciação competitiva.
De tudo que vi, ouvi e vivi no RD Summit 2022 optei por compartilhar sobre o quão importante é investir na melhoria do seu atendimento e comunicação pelo WhatsApp. Falei sobre isso neste post
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