“O potencial do WhatsApp para informar e fidelizar clientes é enorme. Falo isso baseado não só com a experiência na implantação de canais oficiais, institucionais e empresariais e estudos sobre comunicação”. É que afirma João Paulo Borges
Qual é o primeiro aplicativo que você pensa quando deseja entrar em contato com alguém ou alguma empresa? Tenho certeza que é o WhatsApp. Antes mesmo da pandemia do novo coronavírus atormentar o Brasil e o mundo e obrigar muitos negócios a se reinventarem, principalmente para se conectar com os seus clientes, o mensageiro já se consolidava como principal canal entre marcas e consumidores. O potencial do WhatsApp para informar e fidelizar clientes é enorme. Falo isso baseado não só com a experiência na implantação de canais oficiais, institucionais e empresariais e estudos sobre comunicação pelo WhatsApp, mas em pesquisas também. Em janeiro deste ano, uma pesquisa independente produzida por uma parceria entre o site de notícias Mobile Time e a empresa de soluções de pesquisas Opinion Box, entrevistou 2.072 brasileiros com mais de 16 anos de idade. Destes, 99% declaram ter o WhatsApp instalado no seu celular e abrirem diariamente. Mais importante que isso, 76% afirmaram utilizar o aplicativo para se comunicarem com empresas.
E qual o objetivo desta comunicação? Tirar dúvidas, pedir informações, receber promoções e comprar produtos e serviços estão entre as principais respostas. Esse é um retrato do quando os consumidores no Brasil desejam falar com com as marcas pelo WhatsApp e o quanto estão abertos a fazerem deste um canal de via de mão dupla, em que não só enviam, como recebem mensagens e conteúdo. Mais do que nunca, reforço o que tenho dito em palestras e workshops sobre o tema: é preciso ter estratégias de comunicação e marketing pelo aplicativo mais popular do Brasil.
“É preciso ter estratégias de comunicação e marketing pelo aplicativo mais popular do Brasil”. João Paulo Borges
Para reforçar esse potencial, a meu ver ainda pouco explorado por pequenas e médias empresas, uma das perguntas feitas na pesquisa foi se há risco de o brasileiro se cansar do WhatsApp? O resultado mostra que não. Apenas um em cada quatro usuários do WhatsApp entendem que passam mais tempo do que deveriam nesse aplicativo e reclamam que isso atrapalha a sua rotina diária. Por outro lado, a maioria esmagadora, ou 68%, diz que passa o tempo necessário no WhatsApp. “Nem muito, nem pouco”. E 8% avaliam que passam pouco tempo no app.
Toda essa reflexão deve ser levada em conta na hora de planejar sua estratégia de contato com seus clientes. Não importa se o seu negócio vende produtos ou serviços, é municipal, estadual ou nacional: o WhatsApp é uma excelente ferramenta de marketing e vendas incrível. Facilite o contato do seu público-alvo com um número oficial da sua empresa. Organize e segmente quem contata você dentro do aplicativo (recomendo a criação de listas de transmissão segmentadas ou a atualização das etiquetas da versão business). E planeje o envio periódico de dicas e informações, direta ou indiretamente, ligadas ao seu ramo de atuação. Comece, por exemplo, com botões de WhatsApp no seu site e links em anúncios no Facebook e Instagram.
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