Guia de Negócios permite que os usuários encontrem negócios locais nas proximidades ou pelo nome
Da hora que acorda até antes de dormir a maioria dos brasileiros não desgruda do celular e o WhatsApp é, sem dúvidas, o aplicativo mais aberto ao longo de um dia. De olho no modo único como os brasileiros usam o mensageiro e o quanto o “zap zap” é popular por aqui, a empresa Meta fez questão de anunciar no país a liberação do recurso Guia de Negócios, que deve facilitar ainda mais a conexão entre os clientes e pequenas e médias empresas brasileiras.

O anúncio em vídeo do Mark Zuckerberg, CEO da Meta, aconteceu no último dia 17 de novembro, durante o WhatsApp Business Summit, a primeira conferência de negócios da plataforma no Brasil.
Com a atualização do aplicativo, liberada inicialmente para todos os usuários do sistema Android, será possível buscar negócios de todos os tamanhos diretamente no WhatsApp, navegando por categoria ou pesquisando pelo nome da empresa. Com isso, os usuários não precisarão mais buscar números de telefone em sites, no Google, ou ter o contato de telefone salvo na agenda, para iniciar uma conversa.
A nova função é um dos primeiros passos para possibilitar, em breve, que toda a jornada de compra completa aconteça pela plataforma.
“Nós queremos facilitar para que as pessoas façam ainda mais no WhatsApp e parte disso significa construir melhores formas de se engajar com as empresas. O objetivo final aqui é que você possa encontrar, conversar e comprar de qualquer negócio, tudo isso no WhatsApp”, afirmou Zuckerberg.
Em 2021, o WhatsApp iniciou o piloto da função Guia de Negócios na cidade de São Paulo. Após o retorno positivo de empresas e consumidores, a função será expandida para todo o Brasil, primeiro país a receber a funcionalidade no mundo. O Guia de Negócios tem como foco os pequenos comércios locais e permite encontrar facilmente empresas nas proximidades - uma floricultura, padaria ou salão de beleza, por exemplo - tudo isso sem sair do WhatsApp.
Ao iniciar uma nova conversa, os usuários do WhatsApp agora terão três opções: “Novo grupo”, “Novo contato” ou “Descobrir → Empresas”. Depois de selecionar “Descobrir → Empresas”, as pessoas podem simplesmente optar por compartilhar sua localização ou selecionar um local e, em seguida, escolher em um menu de categorias de negócios ou pesquisar o nome de uma empresa para encontrar o que estão procurando.
O recurso de descoberta foi expandido, ainda, para incluir a pesquisa por grandes marcas que utilizam a Plataforma WhatsApp Business (API) para atender os consumidores e que optem por aparecer na busca. Na mesma função “Descobrir → Empresas”, os usuários podem digitar o nome da marca com a qual desejam se conectar. O resultado da pesquisa retornará a conta do WhatsApp da empresa para que a pessoa possa iniciar uma conversa. As pessoas também podem pesquisar empresas por categoria, como "Finanças e bancos" ou "Viagens e hotéis".
Após serem descobertas e iniciarem uma conversa com um consumidor, os negócios poderão, em breve, finalizar a venda de um produto ou serviço de forma simples e sem a necessidade de outros aplicativos.
Comments