top of page

Quem é JP?

João Paulo Borges

Dedica-se ao estudo da comunicação pelo WhatsApp desde 2016, publicou oito artigos com reflexões sobre o tema no portal nacional Comunique-se, prestou consultoria e mentoria para implantação de mais de 25 canais empresariais, de órgãos públicos, institucionais, de veículos de comunicação e de figuras políticas para distribuição de informações pelo mensageiro mais popular do Brasil.

A partir de 2019 começou a compartilhar seu conhecimento sobre o uso estratégico do WhatsApp em palestras, workshops e apresentações ao vivo nas redes sociais, com dicas tanto para a utilização na comunicação pública e política, como para empreendedores.

Nos três últimos anos, fez mais de 50 palestras presenciais (em Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo, Campo Grande e Florianópolis – onde mora) e on-line para mais de 3 mil pessoas sobre a correta utilização do WhatsApp para uma comunicação eficiente, tanto na área pública, como privada.

Jornalista, especialista em ciência política pela Universidade de Brasília (UnB), com 15 anos de experiência em assessoria de comunicação política, institucional e empresarial. Atuou em Brasília de 2007 a 2011, onde trabalhou na Câmara dos Deputados. Há 11 anos trabalha em Florianópolis. Em 2019, concluiu o masterclass de marketing e comunicação política na ESPM, ministrado pelos professores Marcelo Vitorino e Natália Mendonça.

20201030_064950.jpg
WhatsApp Image 2020-10-29 at 13.33.52(3).jpeg

Em 2017, foi um dos responsáveis pela comunicação da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Na entidade, apresentou, planejou e operacionalizou o projeto de implantação de um canal institucional para distribuição de mensagens pelo WhatsApp — ação pioneira entre entidades representativas do Estado.

Em 2019, foi chamado para um novo desafio: implementar um canal de comunicação pelo WhatsApp do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva – o primeiro e único chefe do Executivo que se tem notícias a disponibilizar um número de telefone público para ouvir e interagir com os cidadãos.

Em 2020, prestou mentoria para dezenas de candidatos a vereador pelo país, a maioria eleito na eleição pandêmica, que teve o WhatsApp como fundamental para mobilização e pedido de votos.

Em 2021, orientou a equipe de redes sociais do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, na implantação de um canal oficial pelo WhatsApp.

Em 2022, coordenou a mobilização digital pelo WhatsApp da campanha do governador reeleito de Mato Grosso, Mauro Mendes, um dos mais votados proporcionalmente do Brasil. 

whatsapp-icone-1.png
bottom of page