top of page

Meta anuncia lançamento de Canais do WhatsApp

Foto do escritor: João Paulo BorgesJoão Paulo Borges

Em comunicado mundial, a Meta apresentou os Canais: uma forma simples, confiável e privada de receber atualizações importantes de pessoas e organizações, diretamente no WhatsApp. Em post no site oficial do aplicativo, a empresa explicou como funcionará a novidade. "Estamos criando os Canais em uma nova aba chamada Atualizações, separada das suas conversas com familiares, amigos e comunidades. Nela, você vai encontrar o Status e os canais que escolher seguir."


Os canais são uma ferramenta de transmissão unidirecional para os administradores enviarem texto, fotos, vídeos, figurinhas e enquetes. A fim de ajudar você a selecionar canais para seguir, estamos criando um diretório pesquisável no qual é possível encontrar seus hobbies, equipes esportivas, atualizações de autoridades locais e muito mais. Você também pode acessar um canal por meio de links de convite enviados em conversas e e-mails ou publicados online.

Nosso objetivo é criar o serviço de transmissão que oferece o maior nível de privacidade. E isso começa com a proteção das informações pessoais de administradores e seguidores. O número de telefone e a foto do perfil dos administradores de um canal não vão ser exibidos aos seguidores. Da mesma forma, seguir um canal não vai revelar seu número de telefone ao administrador ou a outros seguidores. Quem você decide seguir é uma escolha sua e particular.


Assim como as mensagens, acreditamos que as atualizações dos canais não precisam ser exibidas para sempre. Portanto, só vamos armazenar o histórico do canal nos nossos servidores por até 30 dias e vamos incluir formas de fazer as atualizações desaparecerem ainda mais rapidamente dos dispositivos dos seguidores. Os administradores também vão ter a opção de bloquear capturas de tela e encaminhamentos no canal.


Por fim, vamos permitir que os administradores decidam quem pode seguir o canal e se querem que ele seja descoberto no diretório ou não. Como o objetivo dos canais é alcançar um público amplo, eles não são protegidos com a criptografia de ponta a ponta por padrão. Entendemos que há alguns casos em que canais com essa proteção para um público limitado podem fazer sentido, como uma organização de saúde ou sem fins lucrativos, e estamos considerando isso como uma opção futura também.


Para o lançamento dos Canais, estamos felizes em trabalhar com importantes vozes globais e organizações seletas na Colômbia e em Singapura, onde esse recurso vai estar disponível primeiro, para construir, aprender e adaptar a experiência. Nos próximos meses, vamos disponibilizar o recurso para mais países e permitir que qualquer pessoa crie um canal.

Também acreditamos que há uma oportunidade de apoiar os administradores ao oferecer uma forma para eles criarem um negócio relacionado ao canal com o uso dos nossos serviços de pagamento em expansão, bem como ao permitir a promoção de certos canais no diretório para ajudar a aumentar a divulgação.



Naturalmente, a troca de mensagens privadas entre amigos, familiares e comunidades vai continuar sendo a principal função do WhatsApp e vai ser sempre nossa maior prioridade. A criação dos canais é um grande passo que estamos dando e um pedido que nossos usuários têm feito há anos. Acreditamos que agora é o momento ideal para lançar uma ferramenta de transmissão simples, confiável e privada, e esperamos que você goste de usá-la nos próximos meses e anos.

125 visualizações

Comments


whatsapp-icone-1.png
bottom of page